Colunas

Odontologia: saiba mais sobre a graduação e possibilidades de atuação profissiona

O que se aprende na faculdade de Odontologia?

De acordo com a página do curso, a faculdade de Odontologia apresenta disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como fisiologia, epidemiologia, bioética, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia. As Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), apontam a necessidade do curso de Odontologia contemplar três grandes áreas:

 

● Ciências Biológicas e da Saúde;

● Ciências Humanas e Sociais;

● Ciências Odontológicas (propedêutica clínica, clínica odontológica e odontologia pediátrica);

 

O curso possui duração média de 5 anos (10 semestres) e estágio obrigatório com carga horária mínima de 800 horas – aproximadamente 20% da carga horária de Odontologia. Nos primeiros semestres, o aluno terá contato com disciplinas de base como, por exemplo, Anatomia Humana, Introdução a Odontologia e Histologia Dental.

 

A partir do segundo ano, o aluno começa a praticar restaurações e outros procedimentos em manequins odontológicos, além de ter acesso aos conteúdos que apresentam fundamentos da prática odontológica. Posteriormente, no terceiro ano de formação, o graduando estará apto ao atendimento de pacientes na clínica da faculdade.

O que faz um Dentista?

 

De acordo com a página da profissão, o dentista é o profissional responsável pelo tratamento da saúde e estética bucal das pessoas. Ele tem conhecimento técnico sobre os dentes, gengiva, ossos da face, maxilar, mordida e demais áreas que envolvem a boca.

 

O cirurgião-dentista atende pacientes e executa procedimentos odontológicos. Ele também realiza diagnósticos/prognósticos e aplica medidas de promoção/prevenção de saúde. O dentista poderá se especializar em áreas de atuação:

 

● Ortodontia: correção da posição dos dentes e ossos maxilares.

● Endodontia: tratamento de lesões e doenças na polpa e raiz do dente.

● Implantodontia: aplicação de implantes dentários e sua manutenção.

● Prótese dentária: reconstrução de dentes parcialmente destruídos ou reposição de dentes ausentes.

Quanto ganha um dentista?

O salário médio de um dentista no Brasil é de R$4.122,98. As especialidades com os melhores salários nesta área são:

 

● Cirurgião Dentista de Saúde Coletiva;

● Cirurgião Dentista – Odontopediatra;

● Cirurgião Dentista – Odontologista Legal.

 

As informações são baseadas nas 2.741 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil, e foram disponibilizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho.

Compartilhar

Últimas Notícias

Colunas

Flacidez facial após emagrecimento

18/06/2022

Após os 30 anos começamos a perder colágeno na ordem de 1% ao ano, ou seja, quando chegar aos 45 anos, já perdeu 15% do seu colágeno de forma...